Tuesday, April 10, 2007

1 Semana na Terra do Toblerone


Ontem completei minha primeira semana vivendo na Suíça. Tenho que admitir que ainda preciso ficar me beliscando para acreditar que estamos aqui mesmo. Principalmente quando acordamos e vemos pela janela do nosso quarto o lindo Lago Lecman e os alpes suíços. A neve no topo das montanhas e a primavera nascendo aqui nas árvores perto do lago.


Esta primeira semana foi cheinha de emoções. Felicidade de estar de novo com o maridinho, ansiedade para mudar para um pais com uma cultura nova, medo de não conhecer nada e ninguém, frustração por não entender o que as pessoas falam e não poder me comunicar com eles (by the way, minhas aulinhas de frances começam nessa quinta-feira!), paz que essa vista do nosso apê transmite, orgulho por tudo que eu e o John estamos conquistando juntos, SAUDADE (danada!) da minha familia e amigas do Brasil e de DC, terror de ter ficado presa do lado de fora do apartamento sem a chave (e terror de que isso possa acontecer de novo), alegria de por poder planejar nossos finais de semana com muitas viagenzinhas legais......


Hoje estava limpando a cozinha daqui do apê e resolvi postar aqui a lista de coisas de que eu tenho saudades da vida nos EUAÇ

1) Minhas amigas, claro (#1)

2) Poder me comunicar nas ruas com as pessoas, escutar as pessoas falando em iglês

3) Ir no supermercado e entender o que você está comprando (entender o que está escrito nos pacotes!)

4) Garbage Disposal!!! Nossa, como isso é uma invenção sensacional dos americanos! Depois que vc limpa os pratos na cozinha, fica sempre aquela sujeirinha na pia, ne? É exatamente nessa hora que as pessoas nos EUA são felizes e as daqui miseráveis (aqui eles não têm aquele aparelhinho que tritura a comida que vc joga na pia!!!)

5) Caixa de correio no seu prédio para colocar as cartas que você vai mandar (aqui a caixa é só para as cartas que chegam)

6) Espaço! Nossa, tudo aqui é em tamanho reduzido!

7) CVS aberta 24 horas na frente de casa - vc pode acordar as 4 da manhã e ir lá comprar um sorvete!!!

8) Estações de rádio que falam uma lingua que você entende!

9) Sair para jantar e pagar baratinho. Nossa, como sair para comer fora aqui é caro, minha gente!!!

10) Carrinhos de supermercado de graça e bolsas plásticas de graça para você levar suas compras para casa. Pois é, pessoal. Aqui quando vocÊ vai ao supermercado, tem que levar consigo uma moedinha de 1 Franco Suiço e suas próprias bolsas de supermercado. Porque para você utilizar o carrinho você precisa colocar uma moedinha de CH$ 1 nele, e se você quiser sacos plásticos para colocar suas compras, você precisa pagar pelo menos uns 40 centavos por cada bolsa!!!

Ai, ai, essa vida aqui na Suíça...rapadura é doce mas não é mole não......

Sunday, April 08, 2007

Bonne Fête de Paquis - Feliz Páscoa!!!

Nossa primeira Páscoa na Suíça (já perceberam que eu consegui concertar o teclado do meu computador e agora as palavras estão tudinho com os acentos, né?)....


A Páscoa aqui é comemorada na sexta, no final de semana e na segunda-feira. Ou seja, 4 dias de feriadão!!!! Na sexta foi dia de ir para a Ikea comprar mais troço aqui pra casa. Compramos uma mesa de jantar lindinha de madeira e cadeiras - bem maior que a que a gente tinha em DC. De noite fomos descobrir os restaurantinhos de Morges, e jantamos em um muito bonitinho e com uma comida sensacional!!!!

No sábado passamos o dia arrumando o ape. Eu fazendo a bainha e colocando as curtinas nos quartos - total de 10 cortinas! Ufa, que trabalheira! E o John passou o dia montando a mesa de jantar e as cadeiras, e tentando (é tentando, porque até agora não conseguiu) instalar a nossa TV Globo (satélite!). De noite (como ainda não temos coisa na cozinha, temos que ir comer fora todos os dias! Que desculpa, ne?) fomos numa churrascaria brasileira em Geneva! Muito legal, com caipirinha, Skol, coração de galinha, picanha, farofinha, e direito a escutar um sambinha e pagodinho a noite toda!!! Voltei pra casa de coração e estômago felizes!!!

Hoje (domingo) resolvemos começar o dia com um passeio (para dar uma folga nessa nossa trabalheira aqui no ape). O John me acordou e disse: "Se arruma que eu quero te levar para fazer uma caminhada nas montanhas". Saimos, e em 1 hora mais ou menos estávamos dirigindo nas estradinhas dos alpes suíços. Que coisa mais linda! Fomos subindo, subindo...chegamos até as cidadezinhas que ainda tem neve. Ai ele parou o carro na frente de uma trilha e disse para eu pegar a bolsa e a máquina fotografica. Caminhamos, caminhamos e no topo da montanha apareceu um castelinho. Entramos pelo castelinho e sabe onde estávamos? Em Gruyere!!! É uma cidade lindinha conhecida pelos seus queijos (e que eu tenho na minha listinha aqui de lugares que eu quero conhecer na Suíça (CH)!). Sentamos numa mesinha do lado de fora de um restaurante, eu comi um fondue de queijo (meu primeiro em CH) e o John uma outra coisa lá com presunto. Caminhamos na cidade, e já era hora de voltar para casa - de volta para o batente.


Foto: Gruyere, CH

Saimos para jantar com um colega de trabalho do John (aqui em Morges mesmo), e acabamos de chegar em casa. Hoje é domingo de Páscoa. Minha familia está toda reunida no Rio almoçando. Para eles, e os meus amigos queridos de DC e do mundo todo, uma Feliz Páscoa!!!!

Vocês se lembram dessa musiquinha? " De olhos vermelhos, de pêlo branquinho....Eu sou coelhinho. Sou muito assanhado, porém sou guloso, por uma cenoura.....eu fico manhoso!"

Thursday, April 05, 2007

Suica - Do dia 2 ao dia 5 de abril (posting longo!)

Desembarquei em Genebra as 2:20 da tarde da segunda-feira, dia 2 de abril. A viagem ate aqui foi tranks - dormi o tempo todo!
Uma das minhas malas nao chegou! (eles entregaram no hotel nesse mesmo dia de noite).
Fiquei chateada que a mala nao chegou, mas foi so ver a carinha do John me esperando do lado de fora, que todas as preocupacoes ficaram para tras!!!
Fomos direto me registrar aqui e dar entrada no meu visto de residencia/trabalho.
Depois, comemos uma baguete sentados num banquinho de frente para o lago. Depois fomos para o hotel deixar as coisas, passamos no nosso ape (vaziozinho..so' com umas mobilias alugadas), e depois fomos jantar num restaurante chique em Lausanne!
Dia 3 de abril - hoje o John tirou o dia off para ficar comigo. Fomos na IKEA e compramos sofa, armario, cama de hospede, etc...Fomos no Home Depot daqui (que se chama HornBAch) - para quem conhece a Home Depot - quando vc entra na loja, parece que vc esta na Home Depot!!!
Estavamos tao cansados a noite que jantamos no hotel mesmo.
Dia 4 de abril - hoje o John teve que ir trabalhar (alguem tem que trabalhar aqui, ne?). Passamos numa boulangerie para um cafe da manha, ai eu o deixei no trabalho e voltei para casa (o escritorio dele fica a 5 minutos de casa!!! Pertinho!). Fiquei em casa arrumando as coisas, usando a internet, ai daqui a pouco toca a campainha. Ai vem o PRIMEIRO PERRENGUE do dia: desci assustada para ver quem era. Era o rapaz da empresa que alugou a nossa mobilia. Ele veio trazer umas coisinhas a mais. Ai sai para falar com ele, e quando volto: a porta estava fechada - e eu tinha deixado a minha chave dentro do ape!!!!! Ninguem merece, ne? Tava um frio do cao, e eu sem casaco - tremendo! Sai correndo para o carinha me ajudar (ele ja estava saindo com o carro). Mas ele nao tinha a chave (claro, por isso que ele tocou a campainha, ne Juliana?) Sei que ele queria escalar ate a janela do nosso ape...fiz ele desistir (porque 'e alto!). Ai fiquei tocando a campainha do meu vizinho. O problema 'e que ele ja e' velhinho e nao escuta bem - resultado: ele nao estava escutando a campainha....Ai o carinha decidiu escalar na varanda do meu vizinho (e mais baixa que a minha!) e bater na porta dele. Foi a salvacao! O cara escutou e nos deu a chave e eu pude entrar em casa!! NOssa, que perrengue! Eu ja estava pensando que a solucao seria ir andando ate o trabalho do JOhn e pedir ajuda pra ele (porque eu nem sei o telefone dele de cor!). BOm, para nao dizer que o meu dia de perregues terminou ai: meu SEGUNDO PERRENGUE: Sai para almo'car com o JOhn. Na saida do restaurante, estava dando re' com o carro (alugamos uma bacia, e nao um carro! O carro eh enorme!), e bati em um gelo baiano que tinha na calcada!! Ai, ai.....
Nem preciso dizer que chorei, fiquei abatida..e ai juntou tudo: ter ficado do lado de fora da casa no frio, ter batido com o carro (que by the way, nao machucou muito nao!), ter que lidar com um bando de gente que NAO fala ingles (e sem eu enteder o que eles falam!), com uma gripezinha....ai, ai..ontem nao foi o meu dia.
Dia 5 de abril - hoje ja acordei melhorzinha. A gripe melhorou e ja estou mais animadinha. Ja estou com internet e arrumando a minha vida. Ja agendei minhas aulas de frances (estou desesperada aqui sem falar frances!) e ja consegui ir na Ikea e no HornBach (loja de material de construcao) sozinha!!!! Vamos ver o que os proximos dias vao me trazer. Nada como um dia apo's o outro.

Wednesday, April 04, 2007

Suica - Aqui estou!

No domingo passado (dia 1 de abril) fechei um capitulo da minha vida. Sai de Washington DC e me mudei para Morges na Suica (desculpem, mas ainda nao consegui achar os acentos nesse teclado aqui! Sem falar que a maioria da configuracao esta em alemao!).
Do capitulo que eu fechei nos EUA ficaram lembrancas sensacionais e amigos que eu levo no coracao para o resto da minha vida.
Foram quase 5 anos morando la. Cheguei em 2002, fiz meu MBA, conheci o meu marido lindinho, fiz amigos muitos especiais, me aproximei de primos queridos (ganhei um novo priminho!), conquistei muitas coisas na minha vida profissional e pessoal!
No final de semana passado meus amigos estiveram presente todo o tempo me dando forca. Queria dizer a eles: Voces sao a minha familia nos EUA. Muito obrigada pelo carinho, amizade e por todos os momentos que voces me fizeram sentir protegida, feliz e querida. Amo muito todos voces!
Um obrigada especial a Monica que me hospedou na sua casa nos dias em que eu nao tinha mais nada no meu ape, a Claudinha que aguentou o peso das minhas malas e me levou no aeroporto, a Ju e o Mauricio que me deram varias caronas e a Tati que me deu uma forca com umas ultimas coisas que eu tinha que resolver no BID. Obrigada meninas pelo lindo DVD que voces nos deram!!!! AMEI!!!
Agora, comeca uma nova fase para mim e para o maridinho - uma das pessoas mais sensacionais que a vida me deu (um parceirao nessa nova aventura). E esse pais aqui me recebeu com um dia lindo de sol, o qual refletia no grandioso Lago Leman e que se escondia no final da tarde atras dos brancos alpes suicos, dando lugar a uma lua linda e maravilhosa que nasceu na frente da nossa casa! Os suicos sao pessoas muito simpaticas, e gracas a Deus falam bem devagar - e eu consigo assim entender pelo menos uns 10% do frances deles! :-)
Estou aqui agora escrevendo do escritorio improvisado que temos no nosso novo ape. Nosso apartamento e muito lindinho e tem uma vista de tirar o folego! Temos que arruma-lo, colocar novas luzes, novas mobilias e esperar que as nossas coisas dos EUA cheguem para que ele fique com a nossa cara (em algumas semanas tudo chega!). Muita coisa para fazer e muitos planos para serem realizados.
Estamos super felizes, animados e ansiosos para que esse nosso novo capitulo comece!
Beijos a todos!
PS: Ja tirei um bando de fotos, mas esqueci de trazer comigo o cabo da maquina. Teremos que esperar umas semanas para o cabo chegar e ai eu coloco umas fotinhos aqui!