Tuesday, April 10, 2007

1 Semana na Terra do Toblerone


Ontem completei minha primeira semana vivendo na Suíça. Tenho que admitir que ainda preciso ficar me beliscando para acreditar que estamos aqui mesmo. Principalmente quando acordamos e vemos pela janela do nosso quarto o lindo Lago Lecman e os alpes suíços. A neve no topo das montanhas e a primavera nascendo aqui nas árvores perto do lago.


Esta primeira semana foi cheinha de emoções. Felicidade de estar de novo com o maridinho, ansiedade para mudar para um pais com uma cultura nova, medo de não conhecer nada e ninguém, frustração por não entender o que as pessoas falam e não poder me comunicar com eles (by the way, minhas aulinhas de frances começam nessa quinta-feira!), paz que essa vista do nosso apê transmite, orgulho por tudo que eu e o John estamos conquistando juntos, SAUDADE (danada!) da minha familia e amigas do Brasil e de DC, terror de ter ficado presa do lado de fora do apartamento sem a chave (e terror de que isso possa acontecer de novo), alegria de por poder planejar nossos finais de semana com muitas viagenzinhas legais......


Hoje estava limpando a cozinha daqui do apê e resolvi postar aqui a lista de coisas de que eu tenho saudades da vida nos EUAÇ

1) Minhas amigas, claro (#1)

2) Poder me comunicar nas ruas com as pessoas, escutar as pessoas falando em iglês

3) Ir no supermercado e entender o que você está comprando (entender o que está escrito nos pacotes!)

4) Garbage Disposal!!! Nossa, como isso é uma invenção sensacional dos americanos! Depois que vc limpa os pratos na cozinha, fica sempre aquela sujeirinha na pia, ne? É exatamente nessa hora que as pessoas nos EUA são felizes e as daqui miseráveis (aqui eles não têm aquele aparelhinho que tritura a comida que vc joga na pia!!!)

5) Caixa de correio no seu prédio para colocar as cartas que você vai mandar (aqui a caixa é só para as cartas que chegam)

6) Espaço! Nossa, tudo aqui é em tamanho reduzido!

7) CVS aberta 24 horas na frente de casa - vc pode acordar as 4 da manhã e ir lá comprar um sorvete!!!

8) Estações de rádio que falam uma lingua que você entende!

9) Sair para jantar e pagar baratinho. Nossa, como sair para comer fora aqui é caro, minha gente!!!

10) Carrinhos de supermercado de graça e bolsas plásticas de graça para você levar suas compras para casa. Pois é, pessoal. Aqui quando vocÊ vai ao supermercado, tem que levar consigo uma moedinha de 1 Franco Suiço e suas próprias bolsas de supermercado. Porque para você utilizar o carrinho você precisa colocar uma moedinha de CH$ 1 nele, e se você quiser sacos plásticos para colocar suas compras, você precisa pagar pelo menos uns 40 centavos por cada bolsa!!!

Ai, ai, essa vida aqui na Suíça...rapadura é doce mas não é mole não......

8 Comments:

At 5:15 PM, Blogger Claudia said...

As suas amigas também estão morrendo de saudades... :)
E vendo sua listinha, percebi que tem coisas que a gente se acostuma e "take it for granted" não é mesmo?
Mas também essa listinha de coisas boas de estar aí né? :)
Boa sorte com tudo.. ah, e me manda seus tels!!! :)

 
At 11:15 PM, Blogger Cheers! Fla said...

Oi Ju, tem supermercado que se vc coloca a moeda, depois vc devolve o carrinho pro mesmo lugar (e o gruda nooutro carrinho com a correntinha) ai sua moeda solta, ve se da no que vc vai.

Realmente garbage disposal eh demais!

 
At 9:33 AM, Blogger Vanessa said...

Logo logo voce acostuma com essa vida, acostuma com a lingua, e tudo vai ficar muito bom! bjs

 
At 1:04 PM, Blogger Sonho Meu said...

Juliana,
O ano passado visitei Portugal e Espanha e lá as coisas sao exatamente assim.

Garbage Disposal ( o que é isso? nao vai chegar lá nem em 100 anos)

Saco de supermercado e Carrinho ( so se pagar... oxente).

Por isso que eu digo e repito, o melhor lugar do mundo tá aqui nos States.

 
At 9:30 PM, Anonymous Anonymous said...

ju
adoro saber do seu dia a dia !!!!
acredite que todas essas experiencias vão lhe dar uma bagagem de vida incrivel.
a nossa saudade tambem é imensa
um beijo
mamy

 
At 11:25 PM, Anonymous Anonymous said...

ai amiga to com saudades tb...e que historia e essa de nao conhecer niniguem...nao esquece de ligar para aline...ela e um doce...beijao

monica

 
At 11:00 AM, Anonymous Anonymous said...

pagar para usar o carrinho do supermecado? estou rindo agora Ju
www.catinhodacatita@yahoo.com

 
At 4:47 PM, Anonymous Anonymous said...

Oi Ju VDB a.k.a. Ju Pa:
To rindo ate agora da descricao dos seus primeiros dias ai.....
Que saudades de vc tb. Sei que Europa para quem mora e muuuito diferente que para quem so visita. Falo por experiencia propria vc sabe. Viver no velho mundo tb tem suas vantagens.
Um beijo, tati

 

Post a Comment

<< Home