Tuesday, May 29, 2007

A Big Fat Serbian Wedding e aventuras na ex-Yugoslávia

Sexta-feira passada eu e o maridinho embarcamos para uma super aventura! Sentem-se, apertem os cintos porque aí vem uma história longa (e divertida!).

Sexta saimos de casa as 6 da manhã para pegar o vôo para Belgrado, Sérvia. Neste final de semana foi o casamento de uma super amiga minha, a Pia (que estudou comigo e com o maridinho na Georgetown). Ela casou com Sasa, um médico super simpático nascido na pequena cidade de Nis, na Sérvia. O casamento estava programado para sábado em Nis, sendo que na sexta havería um jantar para os amigos e familiares. Então, nós resolvemos tirar a sexta livre e ir para lá de manhã. Mas nem tudo saiu como esperávamos.
Primeiro, o vôo saiu de Genebra atrasado. Fomos de Genebra a Paris, e de lá pegaríamos um vôo de conexão a Belgrado. O problema é que como o primeiro vôo saiu atrasado, tivemos que correr, correr muito no aeroporto de Paris para tentar pegar o segundo vôo...claro que foi em vão. Perdemos o vôo. E o próximo só sairia as 5 da tarde (detalhe, isso era as 10 da manhã). Fiquei estressada porque com isso, iríamos perder o jantar do casamento. Mas o maridinho veio com uma super ideia - já que temos tempo em Paris, porque não ir para a cidade e fazer um pouco de turismo???? Brilhante!!! Saimos do aeroporto em direção à Sacre Coeur e Mont Matre. A Sacre Coeur é uma cathedral LINDA! Me lembro que a primeira vez que fui lá foi quando estava mochilando com a minha irmã pela Europa. A igreja é tão especial, que não tem como você não se sentir invadido por um sentimento de paz e tranquilidade. Lá eu ascendi uma vela para pedir muita saúde e paz para toda a nossa família!
De lá fomos para a Praça do Teatro (em Mont Matre), onde ficam vários artistas pintando e vendendo seus trabalhos.
De lá caminhamos até um restaurante japonês para almoçar. Nos chocamos com o nivel de globalização e internacionalização das nossas vidas: ele da Holanda, eu do Brasil. Nos conhecemos nos EUA e agora moramos na Suíça. Estamos indo para a Servia, mas paramos na França para almoçar comida do Japão!!!
Bom, de lá fomos fazer um passeio (city tour) de barco pelo Rio Senna!!! Ultra, super romântico! Claudinha, coloque aí no seu blog de viagem - como dica de viagem super romântica! Vale a pena!

Voltamos para o aeroporto e nosso vôo saiu para Belgrado na hora.....mas claro, como tudo estava pelo avesso nesse dia, as nossas malas não chegaram!!!! De Belgrado íamos para Nis de carro (2 1/2 h de carro!!), mas claro, sem as nossas roupas não podíamos ir. Tivemos que encontrar um hotel em Belgrado para passar a noite, e buscar as malas no dia seguinte.
Desse pesadelo, outra surpresa boa. Saímos para jantar na área bohemia de Belgrado e encontramos um restaurante sensacional! Comemos uma especialidade sérvia= carne!!!! Sério! Eles comem muita carne! Principalmente carne tipo churrasco, grelhada.

No dia seguinte (sábado, o dia do casamento!) passamos no aeroporto para buscar as nossas malas, e seguimos de carro para Nis (que loucura como o povo de lá dirige!!!). Chegando lá tudo foi só diversão!
Encontramos amigos antigos, fizemos novos amigos, e curtimos muito o casamento da Pia! Foi tudo lindo e original!!!
Na festa, MUITA comida, MUITA bebida e MUITA dança tradicional!!!! Aprendemos a dançar como os servios, e nos divertimos a beça!!!

Chocante (impressionante): Pela primeira vez na minha vida, vi uma moça com uns números tatuados nos braços - o que siginifica que ela esteve num campo de concentração. Li depois no livro sobre a Servia, que em Nis (a cidade onde foi o casamento) foi estabelecido durante a segunda guerra mundial, um campo de concentração.

No domingo (o dia depois do casamento), encontramos o grupo de amigos e noivos para um café da manhã, e depois eu e o maridinho saímos para fazer turismo na pequena cidade de Nis. Impressionante como nesse país existem carros velhos. Carros de marcas Yugoslávia (ex-Yugoslávia), como "Yugo". Mercedez e Audis super antigos e caindo aos pedaços!!! E todos, sem exceção, dirigem como loucos, ultrapassando a toda hora, e indo a 150 Km/h no acostamento!!!

Voltamos para Belgrado e passeamos mais pela cidade, indo conhecer o castelo e forte da cidade (parte do domínio turco de muitos anos atrás), o centro da cidade, os edifícios que foram bombardeados pela NATO (em 1999 - bem recente!), e voltando à area bohemia da cidade para mais um jantar delicioso!

Foi muito interessante conhecer parte da ex-Yugoslávia, sua cultura, seu idioma, seu alfabeto e as pessoas (todas, sem exceção, foram super simpáticas!).

5 Comments:

At 10:52 AM, Anonymous Dona Minhoca said...

Nossa, foi cheia de imprevistos essa viagem! Ainda bem que no fim tudo deu certo... Muito interessantes as fotos. :)

 
At 9:51 AM, Blogger Ju Watanabe said...

Nossa Juju! Que aventura hein! Mas no final deu tudo certo, né! Que bom! ADOREI as fotos!
Um super beijo, com saudades, Ju

 
At 2:10 PM, Anonymous camila said...

Citizens of the world!! E com muitas aventuras! Viajar e bom demais ne?
Beijocas

 
At 8:37 PM, Blogger Claudia said...

Que delicia JU!(Apesar dos imprevistos!) e vamos combinar, paradinha em Paris é um imprevisto bom demais né? Melhora qualquer estresse! Estou viajando aqui nas fotos! ;) E adorando.. e a dica do passeio está anotada! :)

 
At 6:48 PM, Blogger Cheers! Fla said...

Que viagem maluca, mas essas sao as melhores! adorei as fotos! Tomara mesmo que de pra nos encontrarmos aqui pelas zoropas!!!

Beijos! Fla

ps- adorei o trocadilho sobre a globalizacao do mundo.

 

Post a Comment

<< Home